O Portal Northi conversou com cinco profissionais de Recursos Humanos sobre dicas de filmes que abordam o tema gestão de pessoas. Conheça agora os filmes escolhidos por eles. 

Desafiando Gigantes – Indicado por Claudia Deris, gestora de carreira.

CLaudia

Sinopse: Um técnico de futebol precisa lidar com um time perdedor e com a possibilidade de ser demitido, mas acaba superando tudo para criar um espírito vencedor dentro de campo. 

Comentário: “Este é um filme que mostra o que a postura de um gestor pode fazer por uma equipe e ensina que, nem sempre, precisamos mudar de equipe ou de gestor. Na maior parte dos casos, precisamos mudar de comportamento. Outra lição  bacana é que o técnico começou a observar os pontos fortes de cada membro da equipe e apostou neles mostrando para cada um a sua capacidade. Mas o mais importante: antes de fazer toda esta mudança neles, ele mudou primeiro. Ele viu onde ele errava e reconheceu. Parou de reclamar, de culpar os outros e se arrumou.”

Os segredos de sucesso de Jack Welch – Indicado por Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas. 

Pormade

Sinopse: Jack Welch é conhecido por sua liderança e técnicas de gestão implementadas com muito sucesso em uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo, a General Electric (GE).

Comentário: “Há inúmeros filmes excelentes sobre gestão de pessoas. Mas, gostaria de indicar um vídeo em especial que aborda bastante o tema. No e-Talk “Os segredos de sucesso de Jack Welch”, que está disponível no Youtube, Welch, considerado o melhor executivo do século XX, reforça que punir os colaboradores por erros é uma forma de fazê-los não ousar, além de abordar que o comportamento das pessoas é refletido na forma como elas são reconhecidas. Na Pormade, aplicamos, diariamente, lições como essa, onde os colaboradores têm o poder de agir, apresentar ideias e expor problemas e soluções. Trabalhamos constantemente as mudanças e inovações, tendo uma gestão totalmente participativa. Costumo dizer que na empresa o funcionário que tem futuro é aquele desobediente, mas desde que com boas intenções.”

Um Senhor Estagiário – Indicado por Madalena Feliciano, gestora de carreiras. 

Madalena

Sinopse: Ben Whittaker é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin, com quem cria uma forte amizade.

Comentário: O filme nos faz refletir sobre o conflito de gerações e mostra como funcionários maduros podem agregar no crescimento das empresas. Principalmente, pelas experiências e equilíbrio emocional. Além disso, em muitos casos, os profissionais maduros também podem atuar como mentores para os colaboradores mais jovens em questões sobre medo e insegurança na carreira.

Jerry Maguire: A Grande Virada –  Indicado por Ronn Gabay, gestor de pessoas da Bematize.

Ronn

Sinopse: Um empresário de atletas que comete o erro de dizer o que pensa se vê abandonado por todos os seus clientes, exceto o jogador de futebol americano Rod Tidwell. 

Comentário: No filme, eles passam a lição que a relação com as pessoas é extremamente importante em qualquer tomada de decisão, inclusive no relacionamento com clientes. 

A Procura da Felicidade – Indicado por Thais Mendes, diretora executiva e cofundadora da GTO RH.

Thais

Sinopse: Chris enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Comentário: “Para mim este filme sempre foi uma inspiração porque lido com desafios constantes e minhas metas e objetivos sempre são cada vez maiores. Muitas vezes ouvi e vi pessoas duvidando dos meus propósitos de vida e profissionais, mas bastava eu acreditar para tornar aquilo real. Ao mesmo tempo, já vi muitos profissionais sendo incentivados, ajudados, desenvolvidos, motivados por diversos excelentes profissionais e especialistas a fazer algo para seu crescimento e desenvolvimento de carreira, mas a pessoa não quis ser ajudada, se fazia de vítima e incapaz. Não adianta todos falarem que você consegue, se você não estiver disponível a ser ajudado, não vai conseguir mesmo. Esse filme retrata mais do que uma história de superação, retrata um homem que não deixou em nenhum momento sua mente ser corrompida por pessoas e circunstâncias para seus objetivos serem alcançados. Esse é o grande segredo de pessoas com histórias de sucesso.”