A saúde mental tem sido um tema amplamente discutido no ambiente corporativo. Isso porque o Brasil é o país mais ansioso em todo mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 16,8 milhões de pessoas que sofrem com a ansiedade no país.

O que é saúde mental?

Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Pandemia

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, os RHs têm buscado ainda mais preservar a saúde mental dos colaboradores. Afinal, a sociedade está submetida a uma dose extra de estresse e ansiedade. 

“Este é um momento de mais atenção, pois as epidemias, em geral, podem elevar as taxas de transtorno de estresse pós-traumático. Um estudo publicado pelo jornal científico East Asian Arch Psychiatry mostrou que 42% das pessoas que adoeceram de SARS, em 2003, durante a epidemia do vírus da síndrome respiratória aguda (SARS), desenvolveram algum tipo de transtorno mental. O estresse pós-traumático foi a condição mais presente: 54,5%, seguida da depressão: 39%”, conta Isabel Marçal, presidente e cofundadora do Instituto Bem do Estar.

Juliana Ornellas, gerente de RH do Grupo PLL, assistência técnica especializada em reparos de celulares, conta que intensificou o diálogo e clareza nas informações neste momento. “Acredito que esse é o caminho mais correto para cuidar do colaborador. Estamos trabalhando à distância, então, mantenho um canal direto de comunicação com encontros online para que ninguém se sinta sozinho ou abandonado pela empresa. Procuro deixar claro os planos da empresa em relação às metas e objetivos, assim todos podem remar para o mesmo lado”, conta. 

“Para manter a saúde mental, o fundamental é que os colaboradores que estão trabalhando remotamente consigam encontrar um lado bom nesta situação. Por exemplo, para alguns pode ser que seja contar com a presença física dos seus familiares”, afirma Dante Gallian, especialista em humanização da saúde.

Tecnologia Para Ser Humano

Uma maneira do RH conhecer o humor e a satisfação dos colaboradores à distância é através da pesquisa de clima online. O software STOU powered by ifSinc, da iFractal, reúne um conjunto de recursos avançados para gestão de pessoas que conecta colaboradores e gestores de maneira objetiva, transparente e autêntica. Com esse software, o colaborador registra, no momento da marcação de ponto, o seu humor diário e responde algumas questões rápidas sobre o dia a dia de trabalho.