Antes de adquirir um sistema de controle de ponto eletrônico em nuvem é preciso estar atento às necessidades da empresa sobre as funcionalidades do software, como questionar se há integração com equipamentos, centralização de dados, descentralização da gestão, relatórios, gráficos e segurança de dados. Porém, mesmo após uma extensa pesquisa de mercado, ainda há questões que são subjetivas, sobre como será o atendimento de suporte e treinamento, por exemplo. Por isso, uma das melhores maneiras de garantir que o software irá atender plenamente é solicitando um período para teste gratuito. 

Atualmente, a maioria das soluções disponíveis no mercado possui interface intuitiva, entretanto, exija treinamento antes de iniciar o teste, essa etapa é essencial para o melhor aproveitamento da solução durante o tempo experimental e para conhecer melhor o atendimento da empresa. No treinamento, o especialista irá esclarecer as dúvidas e, nesse momento, será possível verificar se existe necessidade de customizações, ou seja, modificações ou adaptações. Mesmo que a princípio não haja demanda de customizações por parte da sua empresa é interessante saber para o futuro se existe essa possibilidade.   

Durante o período de teste, a dica é usar o software diariamente e entrar em contato com o suporte técnico, pelo menos, uma vez. Esse suporte, basicamente, refere-se ao atendimento em horário comercial, sem restrições de aberturas de chamadas, ligações, e-mails ou chats. Feito isso, pode-se ter uma ideia do tempo de atendimento para resolução do caso e se a empresa desenvolvedora presta um bom atendimento de suporte técnico. 

Por fim, não hesite em pesquisar cases de sucesso. Se possível, entre em contato com clientes e pergunte sobre como foi o processo de implantação e o atendimento de suporte técnico. Procure saber se a experiência de clientes com características semelhantes à sua foram positivas.

No caso da iFractal, o sistema de controle de ponto é utilizado por mais de duas mil empresas, públicas e privadas, como Prefeitura de Belo Horizonte, USP – Universidade de São Paulo, Grupo DIA Supermercados, Cel.Lep, CETESB, Nec, McDonald’s, Nokia, entre muitos outros. 

Andressa Pereira*  é executiva comercial na iFractal.