Conheça algumas empresas que implantaram práticas que ajudaram a melhorar o ambiente profissional: 

Kemp tem programa para “felicidade interna”  

A preocupação com o clima interno fez com que a Kemp Projetos e Gerenciamento de Obras organizasse, em 2012, um programa geral focado na integração e na descontração entre os funcionários. Nascia os Kempianos da Alegria, responsáveis pela Felicidade Interna Bruta (FIB), que – como o nome sugere – traduz a riqueza humana e emocional da empresa, com sede em São Paulo.  

Para aumentar a FIB, a Kemp apostou em atividades diversificadas. Todos os meses, os Kempianos da Alegria, uma espécie de comitê organizador formado por voluntários de diferentes setores da empresa, reúnem-se para definir as ações a serem realizadas.  

Em anos anteriores, foram realizados eventos como a Copa Kemp – a empresa foi dividida em grupos na disputa de jogos e brincadeiras, arrecadando mais de oito toneladas de alimentos, que foram doados para diversas entidades carentes –, na qual a equipe vencedora ganhou um dia no Hotel Club Med Lake Paradise, e o Show de talentos teve como premiação uma viagem a Buenos Aires totalmente custeada pela Kemp. No Carnaval de 2019, a KempFolia, ideia vinda de uma Kempiana, circulou em algumas ruas da Vila Guarani, parando no bar onde todos os Kempianos se divertiram e dançaram muito.  

O calendário de ações também inclui a responsabilidade social, com campanhas do agasalho e arrecadação de donativos. “Nosso maior indicador é a animação das pessoas, o sorriso no rosto e o ambiente mais leve. Todos questionam quando será o próximo evento e se envolvem 100% em todas as atividades propostas”, diz Rogério Moraes, CEO da Kemp. “Isso, sem dúvida, deixa o ambiente mais leve, as pessoas interagem umas com as outras, e facilita o dia a dia do trabalho”.  

Ecoville incentiva colaboradores a andarem descalços 

Assim como a face e as mãos, os pés são recheados de terminações nervosas, ocupando um espaço importante na atividade cerebral.  Conforme especialistas, tirar os sapatos para caminhar ajuda a manter equilíbrio, melhora a coordenação, a postura e a estabilidade. Além disso, pés descalços transpiram menos, o que evita o surgimento de fungos e micoses. Ou seja, cuidar dos pés traz uma série de benefícios. 

A Ecoville, empresa de produtos de limpeza com sede em Joinville (SC), aposta no bem-estar com uma prática interessante: os funcionários podem trabalhar descalços. Além de permitir que os pés “respirem”, ficando menos tempo espremidos em calçados, a prática melhora a circulação sanguínea, prevenindo varizes e fortalecendo o sistema nervoso. E o principal: conforme determinados pontos da sola dos pés são pressionados, liberam energias acumuladas, aliviando a ansiedade e estresse. 

Um armário foi montado na recepção para que os colaboradores, se assim desejarem, cumpram o expediente usando pantufas ou com os pés totalmente livres. A nova sede ficou pronta em março deste ano, após um investimento de 1,6 milhão de reais.  

Assim como a sede, as franqueadas também oferecem essa alternativa aos funcionários, buscando um ambiente de trabalho mais atrativo e confortável para as equipes. “Não vemos outra forma de crescer em mercados tão competitivos sem nos reinventarmos e inovarmos. Só podemos superar multinacionais consolidadas no mercado se tivermos um grande time, e a chave para o sucesso está na qualidade do ambiente de trabalho”, diz Leonardo Castelo, um dos fundadores da Ecoville. 

Viva Eventos enfatiza a importância da gratidão 

A Viva Eventos criou o “Diário da Gratidão”, que tem como objetivo proporcionar aos colaboradores a consciência para enxergar a felicidade no dia a dia, desde grandes conquistas até nas coisas simples da vida. Durante 30 dias, todas as manhãs, os funcionários escrevem em um papel três coisas pelas quais são gratos. “A ideia dos 30 dias é fazer com que nossos colaboradores criem o hábito de enxergar o mundo de uma maneira mais grata e consequentemente feliz”, conta Renato Filgueiras, sócio fundador da Viva Eventos.  

Além disso, a empresa também disponibiliza um local especial para relaxamento e descontração das equipes, o Viva Lab, com puffs, esteiras no chão e mesa de jogos, e estimula a prática de esportes com o projeto Viva com Saúde. 

ValeCard implementa sistema Honest Market 

A ValeCard está trabalhando com o sistema de Honest Market na sede da empresa, localizada em Uberlândia (MG). Trata-se de um mini mercado baseado na confiança, onde os colaboradores podem adquirir livremente os produtos – snacks, chocolates, salgadinhos e bebidas – e pagar com o próprio cartão. Assim, podem utilizar o Vale Alimentação oferecido pela empresa, sem um controle de cobrador. A própria pessoa se responsabiliza em pagar o que pegou. “É um sistema de autoatendimento: pegou, pagou. Nossos funcionários ficam livres para consumirem o que tiverem vontade e se responsabilizarem pelo pagamento. Tudo na base da confiança”, conta o diretor de produtos e inovação da ValeCard, Alan Ávila.