Em agosto deste ano, Caroline Veiga Domingues, 24 anos, que trabalha no departamento jurídico da Roche Farma, foi uma das seis pessoas da companhia que se voluntariaram para participar da 7ª edição da missão Saúde e Alegria nos Sertões, projeto que existe desde 2013 com o objetivo de abranger as necessidades da população, na rota do tradicional Rally dos Sertões e tem a Roche como apoiadora.

Durante o atendimento, Caroline trabalhou na área de cadastro e auxiliou crianças, jovens e idosos nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Tocantins e Ceará. A estagiária resolveu se candidatar a vaga após saber que uma colega da companhia já havia participado e o quanto essa experiência mudou a vida dela. Além disso, Caroline se interessa por esse tipo de ação desde pequena, quando sua mãe a levava para doar seus brinquedos a pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Caroline conseguiu uma vaga no processo seletivo da SAS por já ter participado de projetos anteriores na área de voluntariado. Um deles foi quando estava no Canadá e trabalhou em um asilo de longa permanência por três meses, no projeto “O que a alegria faz?”, em que conversava e interagia com os idosos.

Durante os 10 dias percorrendo o País, Caroline relata que se emocionou com as histórias. “O que mais me marcou foi ver que eu não fiz nada de mais, só fiz o que eu estou acostumada a fazer e para eles é algo muito maior. É mais receber do que doar. Eu lembro que me emocionei muito um dia: na área do cadastro, uma mulher veio conversar comigo, chorando e pedindo pelo amor de Deus para ser atendida – era aniversário dela. Me emocionei bastante, mas já tinha acabado a demanda espontânea. Então, subi no caminhão e pedi para descerem para atendê-la. A médica desceu e conseguiu atender. Para mim, foi uma vitória”.

A Roche participou como patrocinadora do projeto. “Há tempos, encontramos no SAS Brasil um parceiro que nos ajuda a amplificar a saúde nas regiões mais remotas do país. O projeto também é um convite para apresentar a força do voluntariado ao time da Roche, permitindo que nossos colaboradores se lembrem da nossa razão de ser – o paciente. Como resultado, durante os Sertões 2019, mais de 13 mil pessoas foram impactadas, gerando cerca de 2 mil atendimentos médicos e odontológicos, e 1.600 procedimentos e cirurgias”, explica Sarah Chaia, diretora Jurídica, Responsabilidade Social e Sustentabilidade & Compliance Officer da companhia.

A estagiária ainda ressalta que as experiências trocadas agregaram na sua vida e em sua carreira: “Para mim foi uma grande oportunidade. Não tem nada que você fale que vai expressar o que você sente, o que você vive e o que você traz de lá. De coisas simples à evolução e conscientização como pessoa. Por exemplo, estou num dia a dia tão intenso que, às vezes, não reparo em detalhes pequenos e bonitos que fazem diferença. Nessa fase de final de faculdade, com um monte de coisas para fazer, eu deixei isso tomar conta de mim. Agora, estou voltando a ser quem eu sou com consciência, priorizando meus valores. Evoluí muito como pessoa. Como estagiária, acho que foi bacana, por isso”, finaliza.


O Portal Northi, de iniciativa da iFractal, apoia todas as atividades em prol do bem social, mas está ciente que ações dessa natureza são pontuais e de efeito paliativo. Acreditamos que a solução efetiva e duradoura para as mazelas sociais só será possível a partir de um movimento que reverta o ciclo de acumulação de riqueza e viabilize a distribuição dos recursos do planeta para o bem de todos.