Associado à inúmeros benefícios, como desenvolvimento intelectual e redução do estresse, o hábito da leitura, também, é um dos caminhos para o contato com diferentes histórias e pontos de vistas. Para profissionais de RH, essas experiências que os livros possibilitam são ainda mais importantes. 

Segundo um estudo da consultoria de Recursos Humanos Development Dimensions International, divulgado em 2016, líderes mais empáticos tendem a ser 40% mais eficientes. “A empatia é a força mais poderosa do mundo, só fica atrás do amor”, frase de Anita Nowak, professora canadense que pesquisa esse sentimento.

Para comemorar o Dia do Livro, celebrado nesta terça-feira, 29 de outubro, cinco executivos de RH indicam os livros que foram transformadores para o crescimento profissional deles. Confira!


1. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck.

Book Ana Neon

Recomendado por Ana Silveira, gerente de Desenvolvimento Organizacional da fintech Neon

“Eu gostei muito do livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck, que explica que o sucesso das pessoas não se deve somente a um talento ou habilidade especial, mas é sobretudo resultado da maneira como pensamos e encaramos a vida. Achei o título transformador por mostrar, com exemplos e pesquisas, como a gestão de pessoas pode ser mais efetiva se premiarmos o esforço, o treino e a dedicação de cada membro da equipe, ao invés de olharmos somente os resultados.”


2. Gestão de Pessoas não é com o RH, de José Luiz Bichuetti.

Book Rosana Crowe

Recomendado por Rosana Daniele Marques, gerente de gestão de pessoas da Crowe

“Neste livro o autor traz a reflexão de que, por conta de uma cultura antiga, muitas empresas ainda operam com seus RHs de maneira pouca eficaz. Antigamente se dizia que o RH era responsável por todos os colaboradores de uma organização e este livro reforça o ponto de que “cuidar das pessoas” é um assunto de responsabilidade da gestão e que o RH existe para ser estratégico, suportando a gestão e orientando as lideranças para que façam um bom trabalho, incluindo cuidar das questões básicas e até complexas de seus colaboradores. Afinal a responsabilidade pelo contato no dia a dia com esses profissionais é do gestor da área. Por isto a importância de desenvolvermos nossas lideranças para que sejam “lideres” que exerçam uma boa gestão de pessoas. Como RH, somos facilitadores desse processo e é nisso que acredito.” 


3. The Trusted Advisor, de David H. Maister.

Book Paulo Soul HR

Recomendado por Paulo Rodrigo Dias, sócio fundador da Soul HR Consulting.

“O livro que mais me impactou foi The Trusted Advisor, de David H. Maister. Me ensinou que acima de competências técnicas e conhecimento, precisamos conquistar a confiança dos nossos colaboradores. No livro, ele conta a história de como um consultor conquistou a confiança do seu cliente aprendendo a ouvir, interpretar, aconselhar e negociar. Foi um dos primeiros livros que li quando comecei minha carreira e me inspirou a continuar nela até hoje.”


4. Paixão por vencer – A Bíblia do Sucesso, de Jack Welch.

Book Helena TD RH

Recomendado por Helena Ribeiro, fundadora da Razão Humana Consultoria e mestranda em indicadores de T&D/RH. 

“O livro que fez uma grande diferença nas minhas leituras foi o Paixão por Vencer, a Bíblia do Sucesso, de Jack Welch. Nesse livro, o autor faz uma concepção muito bacana que a gente precisa, realmente, desenvolver um amor não só pelo trabalho, mas também pela vida, pelas pessoas, sobre a importância da paixão quando você está fazendo alguma coisa, se você faz o que gosta ou se aprende a gostar do que faz, tudo vai ficar bem mais fácil. Jack também conta sobre vários cases vivenciados como executivo na General Electric: os desafios de implantar algumas ferramentas, como avaliação de desempenho 360, afinal ele é um executivo que permeou toda essa mudança tecnológica que vivenciamos hoje.”


5. O livro de ouro da liderança, de John C. Maxwell.

Book Oseias Odonto

Recomendado por Oséias Gomes, especialista em gestão de RH e empreendedorismo e presidente das franquias Odonto Excellence

“O livro de ouro da liderança, de John C. Maxwell, foi a obra que mais impactou em minha carreira, inclusive, na maneira de enxergar os colaboradores. As lições passadas por Maxwell foram fundamentais para que eu entendesse, totalmente, sobre gestão e liderança.”