Toda empresa, independentemente de porte ou segmento, deve possuir um importante papel social. No Brasil ele deveria ser ainda mais evidente, uma vez que somos um país que nasceu e sobrevive através de uma grande mistura de raças e etnias.  

Pensando nisso, é essencial que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças. Afinal, os avanços que conquistamos no desenvolvimento do mercado em relação a inclusão e diversidade no ambiente de trabalho, são pequenos. É preciso viabilizar mais oportunidades que independam de gênero, etnia, orientação sexual ou condição física, já que, hoje, estatísticas mostram que oportunidades de empregos para determinados grupos ainda são reduzidas. 

Nesse ponto, discutir inclusão e diversidade é acima de tudo uma questão ética. Mais do que isso, é necessário tomar medidas realmente efetivas de combate a preconceitos e exclusões existentes na sociedade, como, por exemplo, o baixo número de mulheres na liderança, a exclusão da população negra nos cargos de prestígio, a falta de representatividade de pessoas com deficiência em posições de destaque e a quase ausência completa de transexuais e outros grupos vulneráveis no mercado de trabalho formal.

Ou seja, quando falamos em diferentes perfis de colaboradores, queremos dizer que é necessário que o time da empresa tenha representatividade compatível com a diversidade da população.

Inclusão e Diversidade no Ambiente de Trabalho geram valor para marca

Algo que está sendo bastante observado atualmente pelos consumidores das mais diferentes marcas é a responsabilidade social das organizações.

Essas companhias são aquelas que avaliam candidatos de forma imparcial, tratam todos os seus colaboradores de forma igualitária e os consumidores de forma mais humanizada, trazendo pluralidade para seus ambientes e, consequentemente, para as tarefas que realizam. 

A tendência é que as marcas sejam mais vistas e mais aceitas, afinal, quando essa cultura é divulgada, gera mais oportunidades de preferência de consumo, ganhando mais espaço e destaque perante a concorrência.

Alcance de Melhores Resultados

Profissionalmente, a presença da diversidade e da inclusão no mercado de trabalho estão diretamente associados a melhores resultados, equipe estimulada, mais criatividade e até mesmo na diminuição de rotatividade de funcionários. Acontece que o clima inclusivo é estimulante e mais acolhedor. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados em suas atividades, gerando um ciclo positivo no negócio.

Confira algumas grandes marcas que já adeririam a inclusão e diversidade em seu modelo de negócio:

  • Uber
    Após inúmeras queixas de ex-funcionários revelando uma cultura ruim dentro da empresa, o Uber contratou uma executiva dedicada exclusivamente à representatividade e diversidade.
  • Google
    O foco da empresa é totalmente voltado a diversidade. Para eles essas são questões de inteligência empresarial e buscam cada vez mais desenvolver produtos que atendem as necessidades de minorias. Há inclusive comitês de funcionários focados em promover determinado aspecto ou bandeira dentro do ambiente de trabalho.
  • Netflix
    A gigante do entretenimento de streaming passou parte do último ano revisando seu treinamento. Ela também criou um novo cargo executivo para as áreas de inclusão e diversidade tentando deixar a empresa menos masculina, mais latina e mais negra. Outras ações incluem campanhas para promover maior diversidade entre as mentes criativas como escritores e atores. Nas produções ela aposta ainda em narrativas onde marcam presença os mais diversos personagens.
  • Microsoft
    Há cinco anos a corporação vem se reinventando. Em 2012 fundaram o Comitê de Diversidade e Inclusão, com quatro pilares definidos a serem trabalhados: Mulheres, LGBTQ, PwD (Pessoas com deficiência) e Blacks at Microsoft (BAM). Desde então houve uma evolução na diversidade e hoje eles não trabalham com cotas ou hierarquia, pois garantem que o processo de seleção terá contemplado a todos, representando de fato a sociedade. Entre as missões está a de empoderar pessoas e organização do mundo, investindo em tecnologias assistivas e na acessibilidade de seus produtos.

Infelizmente, o mercado de trabalho está cheio de bons profissionais que perdem a motivação pela falta de oportunidades ofertadas. 

Ter uma equipe com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências permite que a empresa se torne mais plural, democrática e com certeza mais desenvolvida.

E você, está preparado para receber as diferenças em sua empresa? Conta pra gente nos comentários!