Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, publicada em setembro de 2014, mostra que 84% dos trabalhadores acreditam que a empresa demonstra interesse em melhorar a qualidade de vida dos funcionários quando apoia e incentiva projetos artísticos.

Para as empresas, o programa de apoio à cultura do Governo do Estado de São Paulo incentiva o patrocínio de projetos artísticos. Recentemente, em 6 de abril, foi divulgado que o ProAC ICMS, uma das vertentes do programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, disponibilizará 100 milhões, em 2018, para o apoio a projetos culturais paulistas.

Um exemplo de empresa que apoia arte e cultura é a iFractal, pioneira no desenvolvimento de sistemas para gestão de pessoas, que irá patrocinar o show Brasileiras, em que a artista Lilian Jardim se reveza no violão, gaita e percussão, trazendo novos arranjos a um repertório que expressa o valor da mulher como artista.

Durante o show, no dia 21 de julho, às 21 horas, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, haverá canções eternizadas por mulheres que fazem parte da música popular brasileira como Cássia Eller, Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Zélia Duncan, Nana Caymmi, Elis Regina e Rita Lee. Lilian ainda apresentará ao público a sua contribuição para uma MPB moderna com composições de seus três CDs: A Palavra Chave, Boca Sonora, que foi indicado ao 24 Prêmio da MPB, e o inédito Em Cada Esquina Um Palco.

Segundo Marcelo Germano de Oliveira, diretor comercial da iFractal, a proposta está alinhada à cultura da iFractal de apoiar a arte, elevar o conhecimento e contribuir para a transformação das pessoas e organizações. Desde 2016, a iFractal disponibiliza cartoons, com temas como  vida profissional, carreira e amizade,  do artista Paulo Stocker nos sistemas de gestão de pessoas. “São mentes jovens, atualizadas, que inspiram e elevam o pensamento das pessoas sobre temas relevantes”, afirma.