Durante palestra na conferência HSM Expo 2016,  Steve Wozniack, cofundador da Apple e criador do primeiro computador pessoal, contou que o projeto de seu primeiro computador foi rejeitado quando o ofereceu à HP, empresa onde trabalhava como engenheiro. “Eu era muito leal a empresa que trabalhava, apresentei o projeto e, nas cinco tentativas, fui recusado. Ninguém acreditava que o computador pessoal poderia dar certo, mas essa invenção deu origem à Apple e a um setor que transformou a tecnologia. Eu acredito que os jovens podem criar e mudar o rumo de uma empresa, sugiro que as empresas tenham um departamento de disrupção para que um grupo de pessoas possa trabalhar em projetos paralelos”, recomenda.

Atualmente, o pioneiro dos computadores pessoais se dedica a dar palestras e motivar jovens empreendedores. “Eu estou interessado no mundo, gosto de inspirar jovens empreendedores: essas pessoas querem trabalhar, realizar e mostrar para a sociedade projetos importantes.”

Woz encerrou a palestra dando um conselho. “Se você tem uma ideia, não seja empresário sozinho, você precisa de pessoas para complementar suas deficiências e permitir que o seu foco seja no que você faz melhor. 100 mil pessoas podem ter a mesma ideia, entretanto, ser o primeiro no mercado, não define quem será o vencedor. Executá-la muito bem é o que faz a diferença.”