Cada vez mais analítico, o profissional de Recursos Humanos se transformou na peça-chave para o equilíbrio financeiro da empresa. O advento da tecnologia com ênfase no RH contribuiu para o fim de atividades estritamente técnicas e deu espaço para elaboração de estratégias com base em informações em tempo real.

Para estar sempre à frente na gestão dessas estratégias, além de participar de congressos e workshops, muitas vezes, os filmes são ótimas alternativas para inspirar e estimular reflexões sobre otimismo, psicologia da felicidade, alteridade, empreendedorismo, liderança, inteligência emocional, entre outros aspectos importantes que fazem a diferença ao gerir pessoas. Por isso, selecionamos quatro dicas de filmes que podem inspirar o profissional de Recursos Humanos no dia-a-dia.


Tucker: Um Homem e Seu Sonho

Sinopse: O filme conta a história de um homem que teve a atitude empreendedora de desenvolver e fabricar um automóvel inovador, logo após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos. No projeto, o carro tinha diferenciais  que o mercado automobilístico ainda não produzia, como cintos de segurança, motor traseiro e freios a disco.

Estimula reflexão sobre: A persistência e a forma como os obstáculos são ultrapassados  mostram como a liderança e o foco no propósito são características importantes para o sucesso de um projeto.

Título original: Tucker : The Man and His Dream
Ano de produção: 1988
Tipo de filme: Longa-metragem
Gênero:
Comédia dramática


Capital C

Sinopse: Três histórias de pessoas que usaram a plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) para levantar fundos e transformar seus sonhos em realidade na era digital.

Estimula reflexão sobre: Por retratar os sonhos e as implicações de se trabalhar por conta própria, esse filme é uma boa escolha para quem tem interesse em empreender,  desenvolver projetos em plataformas de financiamento e também para quem não conhece e quer entender um pouco mais sobre o assunto.

Uma curiosidade é que esse documentário foi produzido via financiamento coletivo através de uma campanha no Kickstarter.

Título original: Capital C
Ano de produção: 2015
Tipo de filme: documentário
Gênero: documentário
Disponível no Netflix


A Cor da Fúria

Sinopse: A história narra uma realidade alternativa dos Estados Unidos, onde os negros compõem a elite sócio econômica do país e os brancos são marginalizados em guetos.

Estimula reflexão sobre: Esse filme incentiva o sentimento de alteridade, ou seja, de se colocar no lugar do outro, de modo que suas histórias e experiências positivas e negativas sejam compreendidas em um nível genuíno. A visão que esse filme traz, pode ajudar a entender que nossas atitudes e posições têm grande impacto na vida dos demais, principalmente quando achamos que sabemos de suas histórias, mas que na verdade, não sentimos na pele a realidade.

Título original: White Man’s Burden
Ano de produção: 1995
Tipo de filme: Longa- metragem
Gênero:
Drama/suspense


Happy – Você é Feliz?

Sinopse: Neste documentário, ao longo de seis anos, os produtores percorrem da Índia aos Estados Unidos, passando pelo Brasil, Japão e Dinamarca, em busca do segredo para ser genuinamente feliz em várias partes do mundo e para diferentes culturas.

Estimula reflexão sobre: Em apenas 76 minutos, o documentário mostra o essencial de tudo que já foi descoberto em pesquisas recentes sobre psicologia da felicidade e neurociência, além de ser uma inspiração para o autoconhecimento.

Título original: Happy
Ano de produção: 2011
Tipo de filme: documentário
Gênero: documentário
Disponível no Netflix