A Oracle Corporation divulgou hoje um Estudo Sobre Engajamento Global realizado pela empresa de pesquisa de mercado global Kantar TNS, incluindo o feedback de aproximadamente 5000 funcionários em período integral de organizações com 250 ou mais funcionários. O estudo indica que equipar os funcionários com a mais recente tecnologia, ter líderes acessíveis e fortalecer os valores da empresa são fatores importantes que podem refletir no sucesso ou o fracasso dos funcionários.

Capacitação Digital

A tecnologia está permitindo que as empresas se conectem com os funcionários de mais maneiras do que nunca para criar uma experiência de aprendizagem moderna e personalizada. No entanto, o estudo também descobriu que um número relativamente baixo de empresas está atualizada – apenas 44% dos entrevistados disseram que a empresa deles usa tecnologia de forma efetiva para aumentar a eficiência do seu trabalho.

“Os funcionários, assim como os consumidores, estão cada vez mais ligados à tecnologia via múltiplos dispositivos (ex. dispositivos móveis, tablets e desktops). Eles esperam o mesmo nível de acessibilidade que possuem na vida pessoal com a tecnologia que eles encontram no trabalho”, disse Gretchen Alarcon, vice-presidente do grupo de estratégia de produtos HCM da Oracle. “A tecnologia em nuvem possibilita essa experiência digital para os funcionários por meio de recursos capazes de ajudá-los a aprender, processar e consumir informação de uma maneira fácil. Uma interface mais moderna para a experiência do usuário também reflete o que eles estão acostumados em casa”.

Valores, Cultura e Recompensa

Além disso, as empresas agora estão vendo que os valores compartilhados entre o funcionário e a empresa desempenham um imenso papel no engajamento dos funcionários. Surpreendentemente, apenas 38% dizem que a empresa em que trabalham está preocupada com o seu bem-estar geral – indicando que trabalhar rumo a um objetivo pessoalmente gratificante, ao mesmo tempo em que apoiam valores individuais, pode ter ainda mais peso do que uma compensação monetária.

A cultura da empresa reflete esses sentimentos à medida que os funcionários são mais confortáveis e produtivos dentro de uma cultura de trabalho criativa e, ao mesmo tempo, flexível. Ainda que a compensação está muitas vezes conectada com a satisfação dos funcionários, agora estamos vendo que os indivíduos estão mais interessados em ingressarem em empresas que compartilhem os mesmos valores pessoais e formem uma combinação perfeita. Seja por meio de uma jornada de trabalho mais flexível, mais oportunidades de voluntariado, saúde e bem-estar, as empresas também já deveriam estar escutando e se conectado com os funcionários de mais maneiras relacionadas ao seu bem-estar pessoal.