O profissional de recursos humanos é responsável por selecionar, coordenar e orientar colaboradores, além de lidar com estratégias de motivação, bem-estar, treinamento, plano de carreira e salário, carregando uma carga de emoções. Regiane Mendonça, gerente de recursos humanos, comenta que o dia a dia de um profissional de RH é dinâmico. “Essa dinâmica leva a um desgaste mental, pois lidamos com pessoas, problemas, emoções, sentimentos, e isso requer um posicionamento mais neutro, e em algumas situações, até mais frio. Somos negociadores, moderadores, e isso provoca esse desgaste.”

Mas, quem cuida desse profissional de RH para recarregar suas próprias energias?

Pensando nesse pouco tempo que o profissional de RH tem disponível, selecionamos passeios em cidades perto de São Paulo que podem ser conhecidas em um final de semana por conta própria ou com agência de turismo.

Tarin Flores, consultora especialista em roteiros de finais de semana, comenta que muitas pessoas procuram passeios para quebrar a rotina e não sabem que é possível adquirir esses pacotes em agências especializadas. “Como forma de reduzir os custos  e tornar os pacotes mais atrativos, as agências de turismo formam grupos, e se encarregam desde o transporte, alimentação, guia e hospedagem, se necessário”.


Cotia (Templo Zu Lai)mat-lugares-rh-cotia

Desde 2002, quando foi inaugurado, o Templo Zu Lai se transformou em um dos maiores atrativos turísticos de Cotia. A construção segue o modelo arquitetônico de outras edificações do gênero localizadas em países orientais. O Templo Zu Lai tem suas raízes no Budismo Mahayana, cuja tradição enfatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos.

O Templo possui um restaurante vegetariano, que fica aberto até as 14:30 horas, e uma lanchonete com pão chinês, quibe vegetariano, esfiha de escarola e yakissoba. Todos os domingos, existe um ônibus gratuito que sai às 8h30 em frente da estação do Metrô Liberdade, no acesso “Av. Liberdade” (na calçada oposta à praça), no centro de São Paulo e retorna às 16 horas para o mesmo local.

Distância da Capital: 54 km
Guia turístico: Sem necessidade
Tipo de passeio: Reflexão/autoconhecimento

Pedra Bela
mat-lugares-rh-pedra-bela

Está a procura de um passeio radical?  Pedra Bela possui a maior tirolesa da américa latina, com 1.900 metros de comprimento. Além da tirolesa, há pontos para a prática de rapel e escalada.

Distância da Capital: 127 km
Guia turístico: Sem necessidade
Tipo de passeio: Aventura/ esportes radicais

Cunha mat-lugares-rh-cunha

Localizada a 227 km de São Paulo, 45 km de Paraty e 300 km do Rio, a cidade é famosa pelos ateliês de cerâmica, pela culinária de fazenda com toque contemporâneo, pelo lavandário e pela área verde.

A estrada com curvas ousadas, em pleno Parque Nacional da Serra da Bocaina, é um chamariz para os amantes de moto. Mas, vale a dica: para essa viagem é recomendada a estadia na cidade para curtir a cervejaria artesanal Wolkenburg, que é um destaque turístico de Cunha. O estabelecimento respeita a Lei de Pureza Alemã de 1516, que determina que somente são permitidos cevada maltada, lúpulo e água na sua elaboração, sem a adição de qualquer produto químico conservantes ou estabilizantes.

Com entrada gratuita e florido o ano todo, o lavandário de Cunha tem um cenário semelhante aos de Provence, no sudeste da França. No local, existe uma loja com produtos desenvolvidos com lavanda, como óleo essencial, velas e sabonete, além, de chás e sorvetes elaborados com a planta. Por estar em meio às montanhas de Cunha, o visitante tem uma bela vista da região e um cenário atrativo para fotografias.

Distância da Capital: 230 km
Guia turístico: Necessário para trilhas
Tipo de passeio: Gastronomia/trilha

Ubatuba (Projeto Tamar)mat-lugares-rh-ubatuba

Criado em 1980, o Projeto Tamar tem como intuito a preservação das tartarugas marinhas e ecossistemas da costa brasileira. A base do projeto em Ubatuba é a única no Estado de São Paulo e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte.

Durante a visita, quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas do litoral do país podem ser vistas: cabeçuda, oliva, verde e de pente. O espaço conta com uma completa infra-estrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete. O ingresso custa 18 reais e tempo estimado do passeio é de 4 horas.

Distância da Capital: 232 km
Guia turístico: Sem necessidade
Tipo de passeio: Praia/ecologia

Penedo
mat-lugares-rh-penedo

Se você procura por paz e muita tranquilidade, Penedo pode ser o lugar perfeito para você viajar e descansar. Por ter sido colonizada por imigrantes finlandeses no início do século, o local é conhecido como a ‘Finlândia brasileira’, a única Colônia Finlandesa do Brasil. Quem anda pelas pequenas ruas de Penedo, tem a sensação de estar em um pedacinho da Europa. A Casa do Papai Noel, localizada no parque Pequena Finlândia, é um passeio muito agradável, com diversas lojas e restaurantes temáticos.

Distância da Capital: 254 km
Guia turístico: Sem necessidade
Tipo de passeio: Montanhas/Ambiente familiar