A Ford criou um programa que incentiva seus empregados a emagrecer de forma criativa e colaborativa. Chamado Rally do Peso, é uma competição na qual os participantes são incentivados a formar equipes para ver quem consegue perder mais peso no período de um mês. Tudo é feito com orientação médica, nutricional e com incentivo à prática de atividade física, dentro da proposta de emagrecer com saúde.

“Todo mundo que já tentou emagrecer sabe como é difícil a luta contra a balança”, diz Thaís Bueno, responsável pelo Planejamento Estratégico em Saúde da Ford. “Como o peso é somado por equipe, isso acaba gerando uma integração muito grande, com um incentivando o outro. O objetivo pessoal passa a se tornar coletivo e acaba também chamando a atenção de todos para a adoção de um estilo de vida mais saudável”.

Este ano, a edição veio batizada de “Rally do Peso 2 – O desafio continua”, e reuniu cerca de 770 participantes nas cinco unidades da empresa no Brasil: em São Bernardo do Campo, Taubaté e Tatuí, no estado de São Paulo; Camaçari, na Bahia; e Horizonte, no Ceará. A meta é igualar ou superar os mais de 1000 kg perdidos pelos times no ano passado. Além da silhueta afinada, os participantes são estimulados com brindes para os vencedores em cinco categorias: Novo Ka (até 1 kg perdido), Focus (1 a 2 kg), Troller (2 a 3 kg), Ranger (3 a 4 kg) e Cargo (acima de 4 kg).

Outro diferencial dessa edição é que a Ford premiará as equipes batizadas com os nomes mais criativos e relacionados com o tema. Alguns deles são Sucraloosers, Mission Slimpossible, Exterminadores do Peso, Afinando o Pistão, Foca no Alface e tantos outros. “Vimos que perder peso não precisa ser algo chato e, que com a ajuda dos colegas e líderes, fica mais fácil”, menciona Thaís Bueno.

Alimentação saudável

Paralelamente a essa ação, a Ford desenvolve um programa de alimentação saudável em suas unidades. Além de campanhas para a redução do consumo de sal, açúcar, gordura e refrigerantes, a empresa oferece em todos os seus refeitórios uma opção de cardápio com baixas calorias, desenvolvido em parceria com a empresa de alimentação Sapore.

A iniciativa faz parte do programa Viva Bem, criado há 15 anos pela área de Recursos Humanos da Ford para promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. O programa inclui ainda campanhas regulares de prevenção de saúde, abordando temas como hipertensão, colesterol, diabetes e antitabagismo, com apoio da área médica e parceiros para incentivar a adoção de hábitos saudáveis.