IMG Artigo Especial Celso Bazzola

O fato de a resiliência ser um diferencial no campo profissional é algo antigo, contudo, agora que passamos por um período de crise, esse ponto é ainda mais importante. Pois estamos em um momento em que é crucial a capacidade das pessoas se adequarem aos mais variados ambientes.

A existência de profissionais com essas características para as empresas é importante neste momento, pois, essa pessoa poderá ser um agende facilitador nas ações de mudanças internas da empresa, por ter características de fácil absorção em situações críticas.

Essa característica profissional faz com que, nesses momentos, ele conduza oportunidades de recuperação e melhorias pessoais e do grupo em que convive. Assim, esses profissionais diferenciam-se pela sua capacidades de vencer obstáculos e não deixar que as pressões atrapalhem nos resultados.

Como desenvolver a resiliência?

Embora saibamos que as pessoas agem de formas diferentes diante dos problemas, é possível aprimorar habilidades para vencer as dificuldades. O primeiro passo é querer buscar esse equilíbrio e mudança. Para tanto algumas pontos são fundamentais, dentre os quais destaco:

· Administrar suas emoções e ter serenidade nas ações;
· Controlar os impulsos negativos ou de desespero refletindo antes de tomar atitudes;
· Utilizar com frequência o otimismo;
· Estar sempre atento ao ambiente que está inserido procurando sempre agir de forma coerente;
· Buscar sempre criar empatia irá ajudar a compreender o momento de outras pessoas;
· Acreditar que poderá solucionar os problemas que poderão surgir.