IMG Artigo Especial Carol Fernandes

Carol Fernandes viajou o mundo por dois anos e hoje dedica o seu tempo ao Projeto ViraVolta, que tem como principal objetivo mostrar o valor de transformação de realizar uma viagem de longo prazo e ajudar pessoas que querem viajar o mundo.


Como trabalhar e viajar ao mesmo tempo

É SIM POSSÍVEL TRABALHAR DURANTE UMA VIAGEM LONGA PARA TENTAR COBRIR OS SEUS GASTOS OU, PELO MENOS, PARA REDUZIR OS SEUS CUSTOS.

Se você não tem todo o dinheiro para realizar o sonho de conhecer o mundo e está aberto a experimentar diferentes oportunidades pelo caminho, essa, com certeza, é uma boa opção pra você.

Durante meus dois anos pelo mundo encontrei muitos viajantes fazendo isso. Conheci um francês que saiu da França com 400 euros e uma passagem de ida e já fazia quatro anos que ele viajava pelo mundo, pois sempre encontrava oportunidades de trabalho pelo caminho. Não existem limites. O limite está somente na sua cabeça e depende da sua disposição.

Conheça abaixo três formas diferentes de trabalhar durante a viagem:


FORMA #1
TRABALHOS POR TROCA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Trabalho-em-troca-de-hospedagem


FORMA #2
TRABALHOS REMUNERADOS AO LONGO DA VIAGEM

Conseguir um trabalho temporário remunerado também é possível. Apenas abra a sua mente para diversos tipos de trabalho, pergunte para as pessoas sobre oportunidades, peça dicas a outros viajantes, pesquise oportunidades pela internet e não tenha preconceitos. Afinal toda atividade tem seu valor.

Para algumas dessas oportunidades será necessário ter visto de trabalho. Se esse for o caso, aplique ao visto correto. Pode parecer complicado, mas essas oportunidades podem gerar um caixa rápido para você continuar sua viagem pelo mundo. Outras também podem ajudar você a se deslocar pelo mundo, como é o caso do trabalho em cruzeiros e yachts.

É claro que para se oferecer a esses trabalhos você precisa, no mínimo, falar bem inglês. E  quanto mais línguas você falar maiores são as suas chances. Algumas oportunidades não exigem muitas qualificações, basta vontade para aprender rápido, já outras demandam certo conhecimento técnico.

O que você poderia fazer?


FORMA #3
TRABALHOS COMO NÔMADE DIGITAL
(ONLINE DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO)

Ainda existe profissões e tipos de trabalho que não importa a sua localização. Você poderia trabalhar de onde quiser, com horários flexíveis e administrando a sua própria vida. Basta ter acesso à internet. Talvez você até já trabalhe com algumas dessas áreas, mas ainda não conseguiu visualizar a liberdade que poderia ter com elas. Você poderia ser um nômade digital, viajando e trabalhando de qualquer lugar do mundo.

Abra a sua mente, pesquise mais e você vai ficar impressionado em quantas pessoas no mundo vivem um estilo de vida em que elas viajam e trabalham ao mesmo tempo. Tudo tem suas vantagens e desvantagens. Mas você poderia passar pelo menos 1 ano da sua vida experimentando esse estilo de vida.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Blogueiro
  • Web designer, programador
  • Produtor de conteúdo (produzindo textos e vídeos)
  • Tradutor e revisor de textos
  • Escritor freelancer (para guias de viagem, revistas, jornais, sites…)
  • Marketing de afiliados (um mercado que está crescendo fortemente)
  • Fotógrafo (vendendo fotos online e em galerias)
  • Gestor de redes sociais para empresas ou pequenos negócios
  • Suporte técnico online
  • Criador de cursos online e e-books de algum assunto que você domina
  • Professor online, fazendo aulas via skype

Onde buscar por oportunidades pela internet?

Upwork – site gringo especializado em trabalho freelancer, onde você pode se inscrever e disponibilizar sua mão de obra para trabalhos como escritor, tradutor, programador, desenvolvedor, designer, consultor, etc. Você é contratado online, por empresas ou pessoas de qualquer lugar do mundo e você administra suas horas de trabalho.
Freelancer.com, 99 Freelas, Workana, Prolancer e NearJob – outros sites brasileiros com ofertas de trabalho para freelancers.
Indeed – site de anúncio de oportunidades, pode ser uma boa fonte para quem busca trabalhos de tradução e revisão que podem ser feitos de qualquer lugar, mas é possível pesquisar sobre qualquer tipo de trabalho.


 

Antes de se oferecer para uma oportunidade fique atento para os seguintes pontos:

  • Quantas horas de trabalho são exigidas por dia
  • Quais atividades você deverá realizar
  • Qual o período mínimo exigido para o trabalho voluntário (1 semana, 1 mês…)
  • Se existem taxas envolvidas da sua parte (alguns casos raros podem cobrar pequenas taxas


Vale ressaltar:
geralmente a hospedagem oferecida é em quarto compartilhado, com exceção do House Sitting, e não espere muito luxo, claro. Mas para um viajante aventureiro isso não é tão relevante e o que vale mais é a experiência.

Pra você que nunca fez e fica um pouco receoso, veja esse vídeo que mostra um pouco sobre essa incrível experiência.

 

Conheça mais sobre o projeto ViraVolta: