Imagem: Divulgação / iPED

O iPED, Instituto Politécnico de Ensino à Distância, apresenta durante o CONARH 2015 a sua unidade corporativa online, um modelo em que as empresas podem oferecer benefícios aos seus funcionários com mais de 500 opções de cursos prontos em mais de 40 áreas do conhecimento, em um ambiente totalmente interativo e voltado ao aprendizado. O sistema é completo e permite treinar a equipe de trabalho, fazendo o acompanhamento de cada colaborador por meio de gráficos e relatórios, e custa a partir de 2 reais por pessoa.

A ferramenta permite a extração de diversos tipos de gráficos e relatórios. É possível extrair dados individuais com informações de aproveitamento, data de conclusão e último acesso. Também podem ser feitos filtros por um determinado grupo, curso, etapa ou mesmo os que estejam com um desempenho específico. O sistema gera gráficos que mostram a quantidade de acessos, desempenhos e outras informações. “Na nossa ferramenta, a empresa tem acesso a um ambiente exclusivo no qual poderá cadastrar os colaboradores e os matricular em quantos cursos desejar. Desenvolvemos uma tecnologia que vai muito além do treinamento e capacitação profissional. O nosso sistema é capaz de alinhar metas pessoais com a estratégia do negócio, deixando o processo de metas e objetivos visíveis e compartilhados por toda a organização”, conta Fabio Neves, fundador e diretor do grupo iPED.

Em alguns cursos oferecidos pelo iPED, o sistema faz o mapeamento de oito competências comportamentais. O processo é feito sem que o colaborador saiba que está sendo avaliado. Esta análise possibilita mapear as competências com base no conhecimento real e nas decisões comportamentais que o aluno toma durante o curso. As competências comportamentais mapeadas são: Liderança e Decisão, Interação e Exposição, Organização e Confiabilidade, Análise e Interpretação, Adaptação e Enfrentamento, Apoio e Colaboração, Criação e Imaginação, Espírito de Empreender e Capacidade de Execução. “Outro diferencial do nosso sistema é que existe a opção de comparar o colaborador com os demais integrantes da equipe ou, ainda, com um colaborador específico. Esses relatórios também são visualizados de forma coletiva, como todos os grupos ou setores da empresa, em formato de lista e alinhados conforme a hierarquia da empresa facilitando a análise por grupo e a comparação dos mesmos em termos de aproveitamento, desempenho e competências”, completa o empresário.