Imagem: Fotolia

O estudo descobriu que 40% das empresas planejam substituir o sistema atual por um software

O uso da tecnologia é, cada vez mais, um requisito indispensável para otimizar a gestão de pessoas de forma menos burocrática e mais assertiva. Segundo uma pesquisa da Towers Watson, o investimento global em tecnologia de RH e software continua crescendo. O levantamento mapeou que 88% das empresas da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) planejam gastar o mesmo que ano passado ou mais em tecnologia neste ano.

As organizações também estão repensando seus modelos operacionais de recursos humanos. O resultado aponta que 40% pretende mudar a estrutura do setor em 2015 ou 2016. Outro dado mostra que a tecnologia móvel está se tornando mais difusa, com 61% planejando utilizar a tecnologia móvel em 2015 ainda, um aumento de 46% em relação a 2014.

No entanto, apesar desse aumento do interesse na tecnologia, muitas empresas ainda estão usando métodos baseados em papel. Mais de um terço (39%) das empresas estão usando sistemas em papel para processar novas entradas e 47% para o registro das atividades de banco de horas.

Tim Richard, líder de prestação de serviços em RH da Towers Watson, acredita que a utilização de papel diminua significativamente nos próximos anos. “Muitas organizações estão agora olhando para soluções baseadas em nuvem para substituir plataformas de RH tradicionais”, comenta.

Imagem: Divulgação

De olhos atentos no potencial desse mercado, a iFractal, pioneira no Brasil em desenvolvimento de sistemas para controle de ponto eletrônico em nuvem, lançou neste ano, um App de um dos seus principais sistemas, o ifPonto, que permite ao funcionário marcar o ponto com foto usando um smartphone. Segundo o sócio diretor da iFractal, Marcelo Germano de Oliveira, o App propicia segurança por usar sistema fotográfico e geolocalização, além de facilitar a gestão de profissionais que executam serviços externos e que, geralmente, a jornada de trabalho é fora da empresa.