Imagem: Fotolia
O estudo descobriu que 40% das empresas planejam substituir o sistema atual por um software
O uso da tecnologia é, cada vez mais, um requisito indispensável para otimizar a gestão de pessoas de forma menos burocrática e mais assertiva. Segundo uma pesquisa da Towers Watson, o investimento global em tecnologia de RH e software continua crescendo. O levantamento mapeou que 88% das empresas da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) planejam gastar o mesmo que ano passado ou mais em tecnologia neste ano.
As organizações também estão repensando seus modelos operacionais de recursos humanos. O resultado aponta que 40% pretende mudar a estrutura do setor em 2015 ou 2016. Outro dado mostra que a tecnologia móvel está se tornando mais difusa, com 61% planejando utilizar a tecnologia móvel em 2015 ainda, um aumento de 46% em relação a 2014.
No entanto, apesar desse aumento do interesse na tecnologia, muitas empresas ainda estão usando métodos baseados em papel. Mais de um terço (39%) das empresas estão usando sistemas em papel para processar novas entradas e 47% para o registro das atividades de banco de horas.
Tim Richard, líder de prestação de serviços em RH da Towers Watson, acredita que a utilização de papel diminua significativamente nos próximos anos. “Muitas organizações estão agora olhando para soluções baseadas em nuvem para substituir plataformas de RH tradicionais”, comenta.

De olhos atentos no potencial desse mercado, a iFractal, pioneira no Brasil em desenvolvimento de sistemas para controle de ponto eletrônico em nuvem, lançou neste ano, um App de um dos seus principais sistemas, o ifPonto, que permite ao funcionário marcar o ponto com foto usando um smartphone. Segundo o sócio diretor da iFractal, Marcelo Germano de Oliveira, o App propicia segurança por usar sistema fotográfico e geolocalização, além de facilitar a gestão de profissionais que executam serviços externos e que, geralmente, a jornada de trabalho é fora da empresa.