Imagem: Fotolia

Nos últimos meses, um assunto que tem repercutido tanto na grande mídia quanto na especializada é a adulteração de boletos. E esse parece ser um negócio tão lucrativo que até nas redes sociais os criminosos oferecem o chamado “kit boleto” abertamente. As investidas são tantas que até sites falsos para emitir segunda via e recalcular boletos são desenvolvidos para confundir as vítimas em potenciais. Para garantir a credibilidade de seus produtos, as empresas que oferecem os serviços de envio de boletos precisam estar à frente dessas investidas.

No Brasil não é diferente e, diariamente, muitas empresas enfrentam transtornos com seus clientes que são vítimas desses ataques. Uma solução que tem se mostrado muito eficaz é o ifClick, um sistema para envio de boletos, mensagens e SMS que oferece, desde o início, um recurso de conversão da linha digitável para imagem, fator crucial que permite a proteção contra golpes.

Recurso permite identificar boletos adulterados

Tendo em vista que esses ataques não irão parar tão cedo, a iFractal, especialista em desenvolvimento de sistemas integrados em nuvem, deu um passo adiante e resolveu compartilhar um dos recursos de segurança do sistema ifClick com o púbico em geral. Para isso, lançou neste mês, um portal com serviço gratuito que permite a qualquer pessoa checar se um boleto gerado na internet está com a linha digitável adulterado.

Chamado de VOB (Verificador On-line de Boletos), o serviço é simples de usar e não requer qualquer tipo de cadastro ou fornecimento de informações pessoais. Para utilizar, basta entrar com a linha digitável do boleto em um simulado para que o sistema aponte se os dados que aparecem na tela batem com os dados em mãos, pois, o vírus, geralmente, modifica a linha digitável e o código de barras. Então, é só checar as informações para saber se o boleto foi adulterado. O site ainda traz informações sobre comportamento de segurança na internet, dicas, links e relação de ataques recentes recebidos via e-mail que foram analisados para que os usuários possam se manter atualizados e compartilhar com amigos e parentes.